O Tarot, como um Caminho de Auto Conhecimento
Arcanos MAIORES
O QUE É O Tarot???
É um conjunto de 78 lâminas ou cartas que denominamos “arcano” e que quer dizer: segredo, mistério, chave, caminho. Está dividido em dois grupos: 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores, que na verdade revelam os passos de toda situação existente no mundo e os diversos modelos do comportamento humano.
Os arcanos maiores é a vida, os arcanos menores sua forma, com ele podemos estudar a nossa vida, obter o autoconhecimento, buscar caminhos para as nossas realizações.
Estudar e entender a estrutura do Tarot é entender a própria alma, conhecer os símbolos contidos em cada lâmina é atingir o grau de evolução espiritual que se deseja.
Tarot é o Universo dos números, dos nomes, das cores, planetas e símbolos, que resume toda a História da humanidade, e nos leva a uma constante evolução, e, à medida que tomamos conhecimento das informações sobre a nossa própria origem através das lâminas do Tarot, das formas nelas contidas dos métodos de interpretação (Mandalas) e da interação psíquica com o consulente, descobrimos a nós mesmos, descobrimos a infinita energia do universo dentro de nós, aprendemos o equilíbrio do dar e receber e adquirimos a vontade de que realizar tudo que desejamos, aspiramos e idealizamos é possível pois a plenitude da vitória sobre os nossos atos, o domínio da realização e o fruto da prosperidade se projetam na nossa vontade direcionada e bem planejada.
A Princípio, pensamos que todo desejo, toda vontade poderá ser realizada, mas na realidade não é bem assim, no decorrer da vida, muitos fatores pessoais, sociais, psíquicos e ou até mesmo cármicos, estão em jogo quando impera sobre a vontade. Confusos e com a mente inquieta, por acreditar ser senhor absoluto da verdade e da vida, esquecem-se do quanto os fatores externos se misturam aos desejos e ideais que são projetados. Tendo a convicção do seu ideal, bem como todas as condições pessoais para a realização de seu desejo, acredita que pode realizá-lo, esquecendo-se que no contato com o mundo externo, entre pessoas e situações, poderão surgir obstáculos e atrasos não previstos que traz frustração, decepção, angustia e vários outros sentimentos negativos; sendo necessária uma reavaliação dos seus planos e principalmente, lembrando de que ninguém está só neste universo; uma relação afetiva depende de duas pessoas, uma relação familiar de três ou mais e assim sucessivamente, todos tendo seus direitos e deveres uns para com os outros, com a consciência de que para cada ação há uma reação. É a Lei do Universo. Por isso aprende a avaliar os caminhos a serem percorridos, as obras a serem realizadas, pessoas e situações que precisam e possam ser mantidas para não continuar perdendo. Um misto de conflito pessoal somado a uma esperança de novas perspectivas se instala em sua vida, mudar urgentemente, ser generoso consigo mesmo, perdoar, escolher enfim, um novo rumo.
Ao deparar com o Tarot, descobre-se que muito daquilo que não se valoriza pode perfeitamente ser o grande sucesso ou fracasso da vida. É Preciso entender esses fatores externos e a existência de forças superiores que por meio do Tarot fornece novos subsídios que às vezes vai além do esperado, do imaginado e ao abrir-se para este desenvolvimento, renova-se no momento preciso o suficiente para mudar radicalmente se for necessário. Aprender a aplicar todas as vivências em prol da evolução. Perceber que o grande mistério da vida é ver muita coisa acontecendo mesmo sem que se tenha planejado. O Ter, Ser, Estar, Ir, Ficar, Falar e Calar acontece naturalmente passando a fazer diferença com muita eficácia da grande obra que é a vida.
Por isso, que a associação do Tarot aos fatos da vida é fundamental, melhora os conceitos pessoais, a compreensão da realidade que nos cerca, leva a uma reflexão, provocando a elaboração de novos valores, conceitos, fatos e situações, a partir das características atribuídas ao conjunto de arcanos.
Texto de
Ana Gloria Vilela Caldeira
Taróloga, Terapeuta holística, Massoterapeuta (autora do livro Do-in - o Homem e o Universo Em Equilíbrio)
Taróloga, Terapeuta holística, Massoterapeuta (autora do livro Do-in - o Homem e o Universo Em Equilíbrio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário